Nesta arte japonesa feita por Kitagawa Utamaro em 1790, vemos um homem agachado peidando na direção de um Kappa, uma figura mítica oriunda do folclore japonês.
Kappa (河童, “criança do rio”) são tipicamente descritos como seres de pele verde com aparência reptiliana, porém, são bastante semelhantes a humanos, mas com mãos e pés com membranas, e uma carapaça semelhante a uma tartaruga nas costas. Segundo a lenda, os kappa são conhecidos por preferirem pepinos e adoram se envolver em lutas de sumô.
Eles também são vistos como encrenqueiros, travessos ou figuras trapaceiras. Suas ações variam de travessuras, como olhar por debaixo do quimono das mulheres quando elas ficavam muito perto da água, a maldades terríveis, como afogar pessoas e animais, seqüestrar crianças, violentar mulheres e, às vezes, comer carne humana.
Eles são frequentemente acusados de agredir humanos na água com o intuito de remover um órgão mítico chamado shirikodama (que às vezes é comparado à alma de uma pessoa e que significa literalmente “pequena bola anal”) através do ânus de sua vítima.
Bom, agora eu explico o porque desse desenho.
Se por um acaso você for atacado por um Kappa, Você sabe como se defender?
Na verdade é um pouco Fácil!
Quando ele for te atacar, espere ele ficar bem perto, vire de costas e solte o peido mais fedido que você conseguir na direção dele, assim como é visto na imagem.
Segundo a cultura popular japonesa, o kappa é repelido pelo mau cheiro devido ao seu olfato muito sensível, e foge rapidamente em direção água na mesma hora.
Texto: Ph Lacerda.