terça-feira, 14 de julho de 2020

O Vagante da pedra de rumo (Guabiruba, SC)


O Vagante da pedra de rumo... AYMORÉ Guabiruba

Contam os mais antigos que quando ainda vivo, um agricultor do Aymoré na longínqua cidade de Guabiruba, interior de Santa Catarina, tomado pela ganancia, vivia em pé guerra arrumando confusão com os parentes.

Todos os dias quando ia trabalhar na roça o agricultor mexia nas pedras de rumo de suas terras, sempre aos poucos tentando aumentar sua propriedade, até que um dia, ao remexer as pedras de rumo, ele caiu num barranco com as pedras e tudo.

Nos anos 90, os populares que saiam na madrugada do Aymoré para pegar o ônibus e ir trabalhar nas fabricas de Brusque, tinham um longo caminho a percorrer pela madrugada, sempre a pé.

Nesta jornada a pé, os operários contam que sempre viam um senhor vagando pelas ruas, mas o que chamava a atenção além das roupas antigas, de outro tempo, nas suas constas ele carregava uma pedra de rumo!

O estranho homem vagando com a pedra de rumo nas costas se aproximava dos pobres operários e perguntava em alemão Wo lege ich diesen Stein hin? Ou seja, em português: onde eu coloco esta pedra?
Ao ouvir o questionamento todos se assustavam e corriam pois já conheciam a história dele quando este era vivo.

Até que um dia quem estava andando no escuro era um dos parentes dele que tinham brigado quando ainda vivo...

O Vagante da pedra de rumo perguntou a mesma coisa: Wo lege ich diesen Stein hin? "aonde eu coloco essa pedra"?
O parente respondeu de pronto:
"Há Coloca onde tu tirasse"

E puff... desapareceu e nunca mais viram...

Fonte: https://www.facebook.com/DOBERRO/

Nenhum comentário:

Postar um comentário